Um dos maiores medos dos pacientes é, principalmente, a perda de um dente na região estética, seja essa causada por um acidente, algum trauma, ou por simplesmente estar impossibilitado de reparo restaurador ou protético. Entã, a indicação para esses casos é a extração dentária, com a odontologia moderna, sempre que possível, logo após a extração é planejada a implantação imediata com uma “estética imediata”, ou seja, o cirurgião-dentista especializado (implantodontista) aproveita o mesmo ato cirúrgico da remoção do dente para a instalação de um implante e confecção de uma prótese provisória sobre o mesmo, para que o paciente tenha novamente o conforto no sorriso.
A instalação imediata de implantes é considerada uma técnica viável pela redução do tempo cirúrgico. No entanto, inúmeros fatores devem ser levados em consideração, como altura e forma gengival, qualidade e posição da gengiva inserida, integridade do remanescente ósseo pós- -exodontia, saúde do processo alveolar, entre outros fatores a serem avaliados no pré e no trans-operatório, tudo para um melhor resultado estético. A cirurgia ideal deve envolver exodontia com baixo trauma, e a instalação de uma coroa provisória lisa, extremamente polida e com características favoráveis que mantenham o contorno gengival.
Como pré-requisito para o emprego da carga imediata, devemos analisar imediatamente após a instalação do implante, a estabilidade primária (travamento do implante com cerca de 35N), a integridade das paredes alveolares, a realização de enxerto ósseo no “GAP” (espaço entre o implante e as paredes alveolares), o fenótipo gengival, a integridade e a quantidade de tecido mole. Apesar de ser considerado um procedimento previsível, sua indicação depende de um planejamento criterioso.
Para realizar o procedimento, o paciente deve estar com a saúde em dia com boas condições para facilitar o implante. Doenças sistêmicas descontroladas (ex. diabetes descompensada) e tabagismo são fatores que devem ser avaliados pelo dentista, pois diminuem as chances de osseointegração do implante.
Após o correto diagnóstico e planejamento, podemos programar a cirurgia. O implante dentário instalado imediatamente após a extração de um dente sempre traz benefícios para o tratamento. Com isso, se reduz o trauma ao paciente, se realizando somente uma cirurgia, acelera-se o tempo de cicatrização, conseguimos ter uma melhor preservação das tábuas ósseas, reduzindo as perdas e retrações gengivais, melhoramos a manutenção dos tecidos periodontais (gengivas e osso). Dessa forma, conseguimos uma melhor cicatrização e melhores resultados estéticos.