Home Informativo Tratamento para Ronco e Apneia com Aparelho Intraoral
Tratamento para Ronco e Apneia com Aparelho Intraoral

VOCÊ TEM PROBLEMAS COM RONCO OU APNEIA, OU COM OS DOIS?

O Ronco é um problema social sério, atingindo cerca de 30% das pessoas, alterando a convivência com o cônjuge (é causa de muitas separações) ou com os amigos, geralmente tornando a pessoa que ronca alvo de brincadeiras. O ronco é causado pela vibração dos tecidos da garganta, em função da turbulência do ar à medida que as vias aéreas se estreitam. A obesidade, a respiração bucal e o uso de cigarro e álcool agravam de modo significativo o ronco. Em muitos casos, o ronco é sintoma de outros problemas, como a Síndrome da Apneia obstrutiva do sono, doença grave, quando em níveis mais elevados, pois interfere de modo importante no agravamento de doenças que podem causar a morte do paciente, como a hipertensão, infarto do miocárdio e AVC (derrame).


E O QUE É A APNEIA OBSTUTRIVA?

Esse tipo de Apneia do sono é devido à obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante à noite, pela aproximação dos tecidos da garganta, fechando a passagem do ar e impedindo a respiração por alguns segundos, varias vezes por noite, e o ronco é a vibração dos tecidos da garganta quando o ar passa. Esses problemas são frequentes no homem, a partir dos 30 anos e, nas mulheres, a partir dos 40 anos e/ou a chegada da menopausa. Recentemente o tratamento através de aparelhos intraorais tem ganhado importância no tratamento desses problemas, pela facilidade de adaptação e eficácia dos mesmos, que vem ganhando espaço como uma das principais formas de tratamento para estes problemas. Os principais sintomas da apneia do sono são o ronco e a sonolência diurna excessiva. O ronco é também um fator de desagregação familiar, muitas vezes levando a pessoa que ronca a dormir em quarto separado. Para que seja possível determinar a presença e a severidade da apneia do sono, o paciente deve ser submetido a uma avaliação polissonográfica.

A partir deste exame, pode-se concluir qual a severidade da apneia e qual o melhor tratamento pode ser indicado ao paciente, que podem ser desde um controle melhor na alimentação, prática de exercícios físicos, aparelhos intraorais para uso noturno durante o sono, motores que auxiliem na respiração do paciente (Cpaps, por exemplo), ou até tratamentos cirúrgicos, como cirurgias Ortognáticas, ou cirurgias orais como plastia de língua ou remoção de úvula, entre outras.

A Clínica Oro Facial Baroni oferece tratamentos para esses distúrbios do sono, ronco e apneia, com aparelhos intraorais, cirurgias ortognáticas, etc. Faça uma consulta, tire suas dúvidas e faremos o possível para solucionar o seu problema.


Matéria por:
Dr. Eron Martins Baroni
CRO/SC: 10.801






COMPARTILHE:



MAIS LIDAS

Cirurgia Ortognática
A importância do trabalho em conjunto do profissional ortodontista e cirurgião bucomaxilofacial no preparo e…
Implante imediato com estética imediata
Um dos maiores medos dos pacientes é, principalmente, a perda de um dente na região estética, seja essa causada…
Tratamento para Ronco e Apneia com Aparelho…
O Ronco é um problema social sério, atingindo cerca de 30% das pessoas, alterando a convivência com o cônjuge…